sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Um sonho de Deus que se realiza no tempo

 
Hoje 10 Fevereiro 2013 celebramos com alegria  o centenário do “Decreto di lode” recebido de Roma da Congregação para a  Vida consagrada.
Por esse decreto o nosso instituto se tornou de Direito Pontíficio.
Somos convidados a contemplar o projeto de Deus que teve inicio em Ronco All´Adige em 1894 e do qual nós também hoje como Pequenas Filhas de São José somos parte vital.

A celebração do centenário da aprovação das Constituições das PFSJ nos coloca em contato com a origem carismática, profundamente marcada pela presença de Padre Baldo e Madre Ipólita.
Dos anais do Instituto à  pag. 42, do ano de 1913 se lê:
“Em 10 de Fevereiro de 1913 um felicissimo acontecimento veio alegrar o nosso instituto e afirmar o Espirito do Venerável Fundador. Chega de Roma a primeira aprovação do Insituto com “Decretum Laudis”. A alegria das filhas e do Padre Fundador è indescrítivel  e então na Igrejinha  da casa mãe se canta em festa o Te Deum em agradecimento  ao Senhor por seu imenso benefício  concedido ao seu pequeno rebanho”
É ao redor das Constituições que as Pequenas Filhas são historicamente formadas e é graças às mesmas que conservaram as várias facetas de sua atividade pastoral.
Estas Constituições foram e ainda são um instrumento ideal para plasmar as pequenas Filhas através do carisma do Fundador à imagem e semelhança de Cristo.
A fundação de Padre Baldo, novidade apostólica, recebe também das Constituições a vantagem de ser  desfrutável da parte de muitos além  dos confins da Paróquia de Ronco.