sábado, 27 de dezembro de 2014

Deus se fez Família

DEUS VEIO MORAR EM UMA FAMÍLIA

Neste clima de Natal , a liturgia nos traz a Festa da Sagrada Família, que vem fortalecer a escolha de Deus pela encarnação, e encarnação no seio de uma família. A Família e Nazaré é modelo para todas as famílias e todas as famílias se tornam sagradas a partir da Sagrada Família. 
Mas a família é constituída de pessoas, serem humanos imperfeitos, portanto passiveis de dificuldades nas relações e na convivência, por isso a Palavra de Deus vem como luz a iluminar a vida da família.
Atitudes práticas de respeito, reconhecimento e consideração com os pais até a velhice. HONRAR, significa dar valor e reconhecer sua importância , seus ensinamentos.
São Paulo nos mostra como se deve vestir a família cristã , dos sentimentos de misericórdia, bondade, humildade, mansidão, paciência, suportando e perdoando uns aos outros. Onde não há perdão não há família. O cuidado reciproco, zeloso, cordial, amoroso deve se estender a todos os membros da família, sem excluir ninguém .  A tarefa do zelo amoroso  pelo outro  cabe a todos, aos  pais ,filhos, maridos, esposas.  O modelo é o amor de Cristo pela sua Igreja, amor capaz de doar a vida.
Olhando a família de Nazaré , encontramos diretrizes para conduzir nossas famílias. Uma família que segue os preceitos de Deus, que educa na Fé , que transmite os valores, que coloca Deus no Centro.