segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Apresentação do Senhor



Igreja celebra Dia da Vida Consagrada; veja palavras do Papa 

Esta segunda-feira, 2, é uma data especial para aqueles que optaram por entregar-se por inteiro a Deus em uma congregação, instituto e nova comunidade. É o dia dedicado à Vida Consagrada, que neste ano tem uma ocasião a mais para ser celebrado: o Ano da Vida Consagrada, instituído pelo Papa Francisco.
Na carta apostólica em que fez a proclamação do Ano, que vai de 30 de novembro de 2014 até 2 de fevereiro de 2016, Francisco traçou os objetivos, as expectativas e horizontes para este Ano especial.
O primeiro objetivo é olhar para o passado com gratidão. “Cada um dos nossos Institutos provém duma rica história carismática”, escreveu o Papa. Logo, segundo ele, é preciso recordar os seus inícios e tomar consciência de como foi vivido o carisma ao longo da história.
Como segundo objetivo, Francisco sugeriu “viver com paixão o presente”. “A lembrança agradecida do passado impele-nos, numa escuta atenta daquilo que o Espírito diz hoje à Igreja, a implementar de maneira cada vez mais profunda os aspectos constitutivos da nossa vida consagrada”, disse.

Abraçar com esperança o futuro é o terceiro objetivo que se pretende neste Ano. Uma esperança que, segundo o Papa, não se funda sobre números ou sobre as obras, mas sobre Jesus Cristo, “para quem ‘nada é impossível’” (cf. Lc 1, 37).