sábado, 21 de março de 2015

Cristaos... queremos ver Jesus!


Na Leitura do Profeta Jeremias 31, 31-34 vemos que: 
1- Deus sempre faz aliança conosco e nos conduz com sua mão,  porque  nos quer livres de  qualquer escravidão.  Ao longo da história sempre busca libertar o seu povo de qualquer escravidão. O nosso Deus é um Deus Libertador. Sua aliança libertadora acompanha o seu povo sempre. “ Escutem a minha voz, Eu serei o vosso Deus e vós serão o meu povo, caminhem sempre em meus caminhos para que sejam felizes( Jer,7,23).

2- Inscreve sua lei no coração humano, a coloca dentro de nós, ao alcance de nossas mãos, “ a palavra está perto de ti em tua boca e em teu coração” . Lei inscrita na carne. Somos “ carta de Cristo, escrita  não com tinta, mas com os Espírito de Deus” ( 3 Cor, 3). Deus tatua sua lei em nossos corações. Tatuagem interna, indelével, definitiva. Inscreve sua lei em nossos corações para que possamos segui-la vivȇ-la.
Perguntemos a nos mesmos. Qual lei rege o meu coração?
Deus inscreve sua lei em nossos corações para que sejamos atraídos por Ele ( Jo12, 33), . A resposta ao Amor , não pode ser senão  amor. 

No EVANGELHO DE JOAO 12, 20-33
1-O cristão é alguém que  desperta nos outros o desejo de conhecer Jesus . Os gregos vão atrás de Felipe ( v20) . O seu testemunho  é tão  visível que  atrai outros a seguir o Mestre, portanto, o convite a sermos cristãos  capazes de inspirar e atrair para o seguimento de Jesus.
2- O valor da comunidade . Felipe não foi sozinho, comunica a André e vão juntos  falar com Jesus. Não se pode seguir Jesus sozinho, isolado. Nossa  fé é comunitária, Jesus se revela na comunidade e na comunhão  trinitária.
3- Grão existe para ser lançado na terra.  Grãos são para ser jogados, semeados na terra , não guardados e protegidos.  O mundo , o nosso mundo de hoje e não o de ontem, é o chão onde os cristãos são jogados semeados para que produzam frutos.
Hà duas alternativas para o grãos:
a)Grão que não morre ( que não se deixar se TRANSFORMAR por Cristo) fica SO, estéril , não produz  nada,não faz nenhuma diferença, é o católico  de nome, mas não de fato. 
b)Grão que morre ( que se deixa TRANSFORMAR pela Palavra, pela Eucaristia, pela oração, pela presença de Cristo) PRODUZ MUITO FRUTO.

4- Perder a vida é encontraà-la. Seguir Jesus é coloca-lo acima da nossa própria vida. E colocar Sua Palavra, seu seguimento acima de tudo para estar com Ele “ onde estou, ali também estará meu servo “ (v 27) , mas onde esta Jesus? Jesus esta no coração do Pai, em comunhão com o Pai, faz a Vontade do Pai, “ Como Tu estàs em  mim e eu em Ti” ( Jo 17,21). Aquele que se deixa transformar por Jesus se torna capaz de atrair para Jesus, apontar Jesus em comunidade, porque vive a comunhão  com Jesus e com o Pai. Quem vive em comunhão com o Pai é capaz de produzir frutos. Somente a semente que morre pode produzir frutos. Somente olhando para cruz podemos entender isso, e foi o Mestre que o viveu por primeiro. Necessariamente seguir Jesus, comungar Jesus e com Jesus implica também comungar e viver o mistério da Cruz. Não existe cristianismo sem cruz porque não existe cristianismo sem amor. A cruz  é revelação do  quanto Deus nos amou e nos ama.