sábado, 16 de maio de 2015

Sejas minhas testemunhas!

A festa da Ascensão Senhor  é celebrada 40 dias após a Páscoa , após uma serie de aparições e uma longa catequese pascal de Jesus aos apóstolos.  A Ascensão  é um momento a mais do único mistério pascal da morte e ressurreição de Jesus Cristo, e expressa sobretudo a dimensão de exaltação e glorificação da natureza humana de Jesus como contraponto à humilhação padecida na paixão, morte e sepultamento.
Ao contemplar a ascensão de seu Senhor à glória do Pai, os discípulos ficaram assombrados, porque não entendiam as Escrituras antes do dom do Espírito, e olhavam para o alto. Aparecem dois homens vestidos de branco, é uma teofania, a mesma dos dois homens que Lucas descreve no sepulcro (24,4). Neles a Igreja Mãe judaico-cristã via acertadamente a forma simbólica da divina presença do Pai, que são Cristo e o Espírito.
Na força do Espírito de Cristo os discípulos são convidados a continuar firmes na fè, e enviados batizar,  pregar o evangelho e serem testemunhas do Ressuscitado.
Lucas descreve a Ascensão como algo que completa a Ressurreição, onde Jesus não se retira , mas permanece através do seu Espírito.
Na Ascensão, vemos o que somos convidados a viver.  A liturgia, a oração deve nos conduzir para a realidade como Jesus fez com os discípulos. Jesus convida a voltar a realidade, retomar a vida , os compromissos  do dia a dia com os pés no chão, porém imbuídos do Espírito do Senhor. “Toca a terra com os pés , mas não com o coração” 
No Evangelho podemos destacar características da Igreja apontada por  Jesus
1- A Igreja é chamada a anunciar, a ir , a caminhar, a “ Igreja em saída” de papa Francisco. A Igreja é universal e tem o dever de se dirigir a todos. Todos, sem exceção tem direito de sentir o anúncio do Evangelho.

2-A missão da Igreja é pregar o Evangelho
Pregar , não simplesmente como sermão, doutrina, mas como anúncio de um evento, de uma experiência vivida e encarnada do encontro com Cristo vivo e Ressuscitado. O Evangelho , a Igreja se torna credível a partir dos sinais presentes na vida dos cristãos. E o testemunho da experiência de uma vida vivida à luz do mistério pascal que atrai e convence novos cristãos. O beato Pe. José Baldo dizia , que como Padre ele devia “ pregar o Evangelho, evangelicamente com praticas evangélicas”.

3-O Cristão  reproduz o estilo de vida de Jesus.
Os mesmos gestos e  sinais que faziam parte da vida do mestre, faz parte da vida dos discípulos. Na vida dos cristãos é possível reconhecer os sinais da vida do mestre, porque é vida habitada pela presença do Pai  e da sua Palavra.