segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

3º domingo do Advento
13 de Dezembro

                    Símbolo: Trigo

Evangelho segundo São Lucas 3,10-18

"Naquele tempo, as multidões perguntavam a João
Baptista: «Que devemos fazer?». Ele respondia-lhes:
«Quem tiver duas túnicas reparta com quem o tem nenhuma; e quem tiver mantimentos faça o mesmo». Vieram também alguns publicanos para serem batiza- dos e disseram: «Mestre, que devemos fazer?». João respondeu-lhes: «Não exijais nada além do que vos foi prescrito». Perguntavam-lhe também os soldados: «E nós, que devemos fazer?». Ele respondeu-lhes: «Não pratiqueis violência com ningm nem denuncieis in- justamente; e contentai-vos com o vosso soldo». Como o povo estava na expectativa e todos pensavam em seus corações se Jo o seria o Messias, ele tomou a palavra e disse a todos: «Eu batizo-vos com água, mas está a chegar quem  é mais forte do que eu, e eu não sou digno de desatar as correias das suas sandálias. Ele batizar-vos-á com o Espírito Santo e com o fogo. Tem na o a pá para limpar a sua eira e recolherá o trigo no seu celeiro; a palha, porém, queimá-la-á num fogo que o se apaga». Assim, com estas e muitas outras exortações, Jo anunciava ao povo a Boa Nova". Palavra da Salvação.

Atitude em Família
Com base nas atitudes que fazem o nosso coração pesar e que identificámos na 1ª semana, fazer um exame de consciência em Família e deixarmo-nos abraçar pela Misericórdia de Deus, que está  sempre pronto a perdoar-nos e aproveitar esta semana para recomeçar um caminho novo.


Atitude em comunidade
Participar mais ativamente do que é habitual em nós, nas campanhas de solidariedade que existem na nossa Paróquia, Freguesia ou Cidade. Exemplos: Campanha de Solidariedade da Paróquia durante o Advento; Banco Alimentar; atividades solirias promovidas pelos Escuteiros, entre outras.

Leia atentamente:
É meu vivo desejo que o povo cristão reflita, durante o Jubileu, sobre as obras de misericórdia corporal e espiritual. A pregação de Jesus apresenta-nos estas obras de misericórdia, para podermos perceber se vivemos ou não como seus discípulos. Redescubramos as obras de misericórdia corporal: dar de comer  aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, acolher os peregrinos, dar assistência aos enfermos, visitar os presos, enterrar os mortos. E não esqueçamos as obras de misericórdia espiritual: aconselhar os indecisos, ensinar os ignorantes, admoestar os pecadores, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência as pessoas molestas, rezar a Deus pelos vivos e
Ore a Deus Pai para que Ele o ilumine e ajude a colocar em prática, no seu dia-a-dia, estas obras de misericórdia.

No silêncio, em contemplação, invoque a ajuda do Espírito Santo, rezando: (Invocação ao Espírito Santo:)

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor.
Enviai, Senhor, o Vosso Espírito, e tudo será criado, e renovareis a face da terra.

Oremos:
Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas e gozemos sempre da sua consolação. Por nosso Senhor Jesus Cristo, na unidade do Espírito Santo. Ámen.

Pai-Nosso…

Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo…