sábado, 15 de outubro de 2016

Santa Tereza d´Ávila

Santa Tereza,  Doutora da Igreja e Reformadora do Carmelo . Nasceu em Ávila, Espanha, no ano de 1515. Filha de Alonso Sanches de Cepeda e Beatriz Dávila e Ahumada. Educada com muito esmero pelos pais e desde pequena se encantava pela vida dos santos a ponto de fugir de casa com o irmão para evangelizar os mouros e dar a vida por Cristo.   
Sua mãe faleceu quando Tereza tinha 14 anos. Então, seu pai a levou para estudar no Convento das Agostinianas de Ávila. Após ler as "Cartas" de São Jerônimo, decidiu se tornar religiosa contra a vontade do pai. Entrou no Convento da Encarnação, ficando muito doente por 3 anos, seu pai a tirou do convento para ser tratada. Se torna religiosa carmelita e posteriormente  a grande reformadora do Carmelo.  Fundou vários conventos, (32 mosteiros, 17 femininos e 15 masculinos), com uma rígida forma de vida, trabalho e silêncio. Santa Tereza foi considerada muito inteligente, e deixou vária obras escritas, como o Livro da Vida, o Caminho da Perfeição, Moradas e Fundações entre outros.
Com uma forte doutrina que dirige a alma até uma espiritualidade com Deus, no centro do Castelo Interior, com base na espiritualidade carmelita, que são os quatro degraus da  oração: o recolhimento, a quietação, a união e o arrebatamento.
Santa Tereza morreu no dia 4 de outubro de 1582, com 67 anos. Depois de sua morte e até os dias de hoje, seu corpo exala um perfume de rosas, e se conserva intacto, (incorruptível). Seu coração conservado em um relicário, em Alba, na igreja das Carmelitas, tem uma profunda ferida, de quando foi marcado pelo anjo. Foi canonizada  no dia 27 de setembro de 1970, pelo Papa Paulo Vl, que lhe conferiu o título de Doutora da Igreja, e sua festa é comemorada no dia 15 de outubro.

Oração
"Nada te perturbe, nada te amedronte, tudo passa, a paciência tudo alcança.
A quem tem Deus nada falta. Só Deus basta."

Ó Santa Tereza de Jesus, vós sóis a mestra da genuína oração e nos ensinais a rezar conversando com Deus, Pai Filho e Espírito Santo.
Ó Santa Tereza, ajudai-nos a rezar com fé e confiança, sem nunca duvidar da bondade divina.
Ajudai-nos a rezar com inteira conformidade de vossa vontade com a vontade de Deus, com insistente perseverança até alcançarmos aquilo que necessitamos.
Ó Santa Tereza, fazei-nos fiéis a nossa oração da manhã e da noite, e a transformar em oração o cumprimento de nossas tarefas de cada dia.
Que a oração seja para nós a porta de nossa conversão e santificação, a chave de ouro que nos abrirá as portas do Céu. Amém.

Santa Tereza de Jesus, Rogai por nós.