quarta-feira, 5 de dezembro de 2018


Mês de Dezembro de 2018
“Fazer de modo extraordinário as coisas ordinárias”                                                                                                              Padre José Baldo

Saudação inicial: Amados irmãos que bom nos encontrar mais uma vez para o nosso encontro de oração fraterna. Estamos no mês de Dezembro e os nossos corações vibram de alegria na expectativa do Senhor Jesus que vem a cada um de nós. E o mistério se fez em Maria... e através de Maria podemos fazer experiência do mistério! Saudemos a Trindade Santa cantando:
Todos: Em nome do Pai...
Com: “Ave Maria, cheia de graça...” Era a voz do anjo! E pelo “Sim”, sobretudo pelo assumir conscientemente esse “Sim”, o mistério se fez em Maria.
Todos: E através de Maria podemos fazer a experiência do mistério.
Leitor 1 – Ave Maria...Era a voz do anjo! Maria a jovem mulher de Nazaré foi entre todas a escolhida, a preferida a ser a mãe do Salvador... cantemos pedindo que Ela a cheia de graça e consolo venha caminhar com o seu povo.
Todos: Uma entre todas foi a escolhida, foste tu Maria, serva preferida: Mãe do meu Senhor, mãe do meu Salvador.
Maria cheia de graça e consolo, venha caminhar com teu povo, nossa mãe sempre serás.(2)
Roga pelos pecadores desta terra, roga pelo povo que em seu Deus espera: Mãe do meu Senhor, mãe do meu Salvador.
Com: Queridos irmãos, escutando e meditando alguns trechos de uma homilia em louvor da Virgem Maria, de São Bernardo Abade, vamos nos preparar para viver bem o Natal:
Leitor 1 – Ouviste, ó Virgem, que vais conceber e dar à luz um filho, não por obra de homem – tu ouviste – mas do Espírito Santo. O Anjo espera tua resposta: já é tempo de voltar para Deus que o enviou.
Todos: Ó Virgem cheia de bondade, o mundo inteiro prostrado a teus pés, espera e suplica a tua resposta.
Leitor 1- De tua palavra depende o alívio dos infelizes, a redenção dos cativos, a liberdade dos condenados, enfim, a salvação de todos os filhos de Adão, de toda a tua raça.
Leitor 2- Apressa-te, ó Virgem, em dar a tua resposta; responde sem demora ao Anjo, ou melhor, responde ao Senhor por meio do Anjo. Pronuncia a palavra e recebe a Palavra.
Todos: Porque demoras? Abre ó Virgem santa, teu coração à fé, teus lábios ao consentimento, teu seio ao Criador. Eis que o Desejado de todas as nações bate à tua porta. Levanta-te, corre, abre.
Leitor 1 – E a Virgem disse: “Eis aqui, a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra”.
Leitor 2- Maria é a mulher escolhida, crendo e obedecendo, fez-se totalmente disponível.
Com: Maria pronunciou o seu “Sim” e a salvação entrou no mundo...nós também somos convidados a responder “sim” aos chamados de Deus fazendo de modo extraordinário as coisas ordinárias de todos os dias.
Deus nos fala: João 1,14
E a Palavra se fez homem e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória: glória do Filho único do Pai, cheio de amor e de fidelidade. Palavra da Salvação
(Silêncio meditativo)
Com: Supliquemos o nosso Salvador rezando ou cantando:
Todos: - Vinde de novo, Senhor, vinde nascer entre os homens: pois onde nasce o amor, colhe-se pão para a fome.
- Vinde acender as estrelas, que o egoísmo apagou. Vinde plantar a esperança nos campos onde secou.
- Vinde depor os soberbos nos tronos seus instalados. Vinde exaltar os humildes, há tanto tempo humilhados.
- Vinde juntar os irmãos em torno à mesma fogueira. E derrubar as barreiras, para unir nossas mãos.
(Partilha dos textos rezados e preces)
Momento de espiritualidade Baldiana: “Vivendo o projeto de Deus: fazendo de modo extraordinário as coisas ordinárias”.
(Continuando a história de Clementina Forante)
Madre Ipólita, ficou responsável, guia e mestra amorosa da Congregação Pequenas Filhas de São José até o ano de 1925. Com pouca saúde e livre da grande responsabilidade pôde viver os seus últimos anos na intimidade mais profunda com o seu Senhor e preparando assim a sua bagagem rumo à vida eterna. Diante do sofrimento permanecia unida a Cristo, e se tornava luz que clareava o caminho, fogo que aquecia, e água que matava a sede. Madre Ipólita, faleceu no dia 05 de Agosto em Ronco All’Adige, tinha 64 anos e faleceu rica de virtudes e abençoada da parte de quantos tinham sido agraciados por sua caridade.
Com: Rezemos juntos – Pai Santo, nós vos rendemos graças por todos os dons concedidos à vossa fiel Irmã Ipólita Forante, que passou sua vida servindo os irmãos por vosso amor. Dignai-vos glorificar também na terra esta vossa serva e concedei que nós, animados por seu exemplo, imitemos o Cristo, manso e humilde de coração. Ele vive e reina nos séculos dos séculos. Amém.
Com: Unimos as nossas mãos – Pai nosso... Ave Maria...
Bênção final: Que o Senhor nos abençoe, que o Senhor caminhe conosco, nos conceda a sua paz e sua alegria, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo – Amém.