sábado, 25 de abril de 2015

Domingo do Bom Pastor

Festejamos o Domingo do Bom Pastor e olhamos para Jesus ressuscitado como o Pastor bom, que na cruz entregou a sua vida para que nós, ovelhas do seu rebanho, tenhamos vida em abundância. Quem quer receber a vida precisa aproximar-se dele, ficar com ele e segui-lo pelo caminho; precisa ouvir a sua voz, sem desviar as atenções para maus e falsos pastores; precisa ser dócil ao Bom Pastor e deixar-se conduzir por ele.

Atos 4, 8-12
E a força do Espírito Santo que  dà a Pedro e aos outros apóstolos a graça de anunciar com coragem a mensagem libertadora de Jesus . Jesus é a Pedra angular, rejeitada pelos homens, mas Nele e somente Nele podemos encontrar a verdadeira libertação.  Que a palavra nos ajude a repensar a nossa vida de Fé e nos perguntar qual èe a Pedra fundamental que nos sustenta como Cristãos, recordando que “ Em Cristo, toda a construção se ergue, bem ajustada, para formar um templo santo no Senhor. 22Em Cristo, também vós sois integrados nessa construção, para vos tornardes morada de Deus, por meio do Espírito.(Ef 2, 21)

2ª Leitura - 1Jo 3,1-2
Deus nos deu um grande presente de Amor, nos fez filhos no Filho, em Jesus, podemos participar da Vida de Deus. Como o próprio  São Paulo nos  diz , que Ele nos de  a  graça de “ compreender qual seja a largura, o comprimento, a altura e a profundidade, isto é, conhecer a caridade de Cristo, que desafia todo conhecimento, e sejais cheios de toda plenitude de Deus” (Ef 3, 18-19). O Cristão é chamado a participar da vida divina, da vida do próprio Deus na condição de filho. “ Desde já somos filhos de Deus...” não  vivamos como bastardos , porque somos filhos de Deus.
Evangelho - Jo 10,11-18
Neste 4° domingo da  Páscoa a Igreja nos convida a rezar  pelas vocações , é momento para retomar a consciência do chamado e como nos lembra o Evangelho, “ Ele conhece e chama” .  Jesus é o bom pastor que da a Vida pelas ovelhas, que abre caminhos a nossa frente, protege dos perigos, prepara o melhor. Nos prepara o banquete da Vida, como podemos recordar ao longo da liturgia dessa semana.