sábado, 18 de abril de 2015

Vós sereis testemunhas de tudo isso!

A liturgia deste domingo nos apresenta que o Jesus que ressuscita, não é só para ser anunciado e proclamado, mas para ser testemunhado com a vida, com a alegria,  e com a coerência de vida. Peçamos o dom do Espírito que nos abra à sua Palavra.
“Pai Santo Tu que iluminas os corações  de cada um de nós, de cada comunidade cristã  com a potȇncia e a luz do Espírito Santo, torna- nos  sempre operadores desta Palavra de vida. Faz que  O Espírito Santo  encha  não só a nossa mente mas também o nosso coração para sermos autênticas testemunhas de Jesus no mundo assim torna credível o  teu  Evangelho, a Tua palavra no  mundo.   Te pedimos  por , por Cristo Nosso senhor . Amém”  

Na 1ͣ  leitura  de Atos 3, 13-19
O discurso que Pedro faz diante dos povo e dos lideres depois da cura do coxo.
Pedro apresenta com força a Fé em Jesus Ressuscitado, esclarecendo, que a força que os  leva agir e operar milagres não é deles, mas do Ressuscitado.
Pedro apresenta três contradições presentes no agir deles. O modo de agir de Deus é oposto ao modo de agir do homem.  
1-  Eles mataram Jesus e Deus  o ressuscita
2-  Eles rejeitaram Cristo e escolheram o assassino Barrabas e Cristo o libertou da morte.
3-  Eles dizem que procuram vida verdadeira mataram o Autor da Vida verdadeira.

Na 2ͣ  leitura – 1Joao 2, 1-5a
O  cristão  é alguém que vive numa atitude de conversão permanente na palavra. E a permanência na Palavra de Deus que garante a fidelidade e a presença da vida de Deus em nós.

No Evangelho -  Lc 24, 35-48
O discípulos voltam a Jerusalém  para dar testemunho da ressurreição .
Jesus os faz ver tudo, as chagas, as feridas mostrando que o Ressucitado é o Crucificado. O Ressuscitado não é um fantasma  é uma realidade vivente, histórica e real.
O texto apresenta a Espiritualidade do discípulo
1- Capacidade de testemunhar – a força renovadora da ressurreição os faz enfrentar todos os perigos e se tornam testemunhas do  que “viram e ouviram” .
2- O verdadeiro cristão é aquele que continuamente faz referencia à escritura. Através da escuta e da vivencia da Palavra consegue reconhecer o Ressuscitado.
3- Conversão do coração - aquele que continuamente se abre a novidade de Deus e sai de si e  se doa aos irmãos.
4- Alegria contagiante, doando a todos o testemunho da vida no ressuscitado.

Peçamos juntos : Jesus , da-nos a força, de viver a realidade da ressurreição para sermos testemunhos da tua misericórdia e do teu perdão. Amém.